quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Análise dos Filmes do Sub-gênero “Sátiras”

                
              Na última década um novo sub-gênero ganhou amplo espaço e destaque no mundo cinematográfico. Tendo em vista a grande presença e sucesso dos filmes de comédia, aparecem nesse meio os filmes de sátiras.
                Essas produções se aproveitam de clássicos consagrados no imaginário da audiência, e elementos da cultura pop em geral, para constantemente referenciá-los nos filmes, criando assim um forte sentimento de identificação no público e consequentemente um alto nível de aceitação, ainda mais que esses elementos vêm distorcido em situações cômicas e o humor é um grande facilitador na recepção de conteúdo.
               Os filmes de sátiras transformam elementos clássicos em piadas exageradas e às vezes até distantes da narrativa, contudo essa falta de linearidade não se torna problema para o espectador desse gênero.
               A grande evolução das técnicas cinematográficas também é um fator responsável pela consolidação do gênero. São utilizados efeitos capazes de reproduzir cenas dos filmes originais, de forma que sem dificuldade, a platéia faça a associação.

2 comentários:

  1. Através dessa tecnica cinematografica, podemos associar um a intençao real do filme com a intençao produzida imaginariamente... deixam varias brechas para que nossa mente vá para outras interpretaões. Apesar de ser um filme de comédia, toca em varios pontos relativos a realidade da sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo trabalho, com análise de vários filmes. Gostei dos textos, diretos, bem no estilo de blogs. Não gosto muito deste gênero de filmes, pois me parecem sempre piadas forçadas, um humor escrachado e repetitivo, os textos de voces abordam isso. Mas gosto particularmente de um filme que vocês não analisaram: Top Gang.
    Abs,
    Robertson.

    ResponderExcluir