quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Todo Mundo em Pânico

                                               
         O filme "Todo Mundo em Pânico", se tornou no ano 2000 sensação mundial e recorde de público, a produção imputou-se ainda como um dos clássicos da história da sátira no cinema, e faz referência há diversos filmes do gênero suspense.
        "Pânico" e "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado", servem como referência em boa parte do enredo de cunho sátiro da produção. Logo na primeira cena, fazendo menção ao "Pânico, o telefonema misterioso, com perguntas sobre filmes de terror, o suspense e a expressão exagerada da atriz gera graça ao conversar com o assassino e soltar um "pum" durante o papo. Percebe-se então que o objetivo do filme é fazer o espectador rir e rir muito.
        Há critica à busca da beleza desenfreada, como no momento em que Drew, toma uma facada, onde é retirado o seu silicone de um dos seios. A moça é morta após correr do assassino e ser atropelada pelo carro do seu pai. Irônia do destino? Não. Coisas que só acontecem em paródias.
        Outra produção lembrada no "Todo Mundo em Pânico" é "O Exorcista" quando Cindy diz que estava bêbada ao se masturbar com um crucifixo e vomitar algo verde.
Além disso, aquela cena classica do mocinho entrando pela janela também ganha ironia, quando um rapaz se depara com o casal Cyndy e Bobby aos beijos, ele percebe então, que estava na janela do estúdio errado. Tudo é motivo para tentar fazer quem está assistindo rir.
        O tráfico e o uso de drogas são retratados de maneira bizarra no longa. Até mesmo o rapper Puff Daddy, é citado pelas suas famosas festas regadas a muitas drogas e orgias. "Eu vejo gente morta!" Shorty completamente drogado diz a famosa frase dita por Halley Joel Osment no filme "O Sexto Sentido".
Os bilhetes misteriosos, o acidente (que levanta suspeita por ter acontecido no hallowen do ano anterior à primeira morte) o pacto e o flash back de Cindy são características retiradas do filme "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado" e "Eu ainda sei o que fizeram no verão passado", onde jovens passam por situação similar, todavia, em "Todo Mundo em Pânico" com muita graça.
        A fúria de Greg lutando sozinho faz menção à filmes de lutas marciais, com muito suor e exibindo o corpo sarado. Cenas como esta, tentam destacar a virilidade masculina que é desconstruída quando o assassino descobre o segredo de Greg, que tem uma doença que faz com que o seu pênis não cresça.
"Halloween", tem uma participação pequena, mas tão importante para arrancar gargalhadas dos espectadores quanto os demais filmes, e, pode ser percebido quando Cindy olha pela janela da sala de aula e vê o assassino aparecer e se esconder.
        A sátira é presente ainda nas cenas, enquadramentos e movimento da câmera muito típicos do suspense. Há inclusive uma cena que a câmera acompanha tanto Cindy, com o intuito de perseguição do assassino que a câmera bate na testa da moça!
        Em busca da notícia a repórter Gale faz qualquer coisa, inclusive arrisca sua própria vida pelo furo. Para ilustrar esse momento com propriedade, a cena faz referência ao filme "A Bruxa de Blair", no instante em que Gale e seu cinegrafista correm do assassino pela floresta, a cena é vista do ângulo da câmera da repórter, como na cena em que os jovens fogem da assombração, além disso, o pedido de desculpas dela para a câmera.
        Filmes muito conhecidos até mesmo para os leigos do cinema, como “Shakespeare Apaixonado”, “Amistad” (no filme aparece como Amistad II), “A Lista de Schindler”, “O Fugitivo”, “Jackie Chan” e “Titanic” são citados no cinema da ficção.
        Para finalizar o conglomerado de referências adotadas no filme, "Matrix" aparece. "Todo mundo em pânico" usa com muita propriedade e ironia os efeitos especiais tanto durante a luta de Cindy contra o assassino, quanto no instante em que Cindy dança enquanto flutua.
        Vale lembrar que quando o filme parece querer tomar uma seriedade, isso é logo desconstruída, pois o roteiro o impede, Além disso, há uma preocupação em vários momentos do filme em mostrar que está sendo gravado um filme. Como afirma uma das frases que encerra o filme: "Estamos imitando um assassino em série, que já existe".
        Como o esperado, o final tem final surpreendente, onde o assassino em série é o improvável. Fechando o longa "Os Suspeitos" deixam seu vestígio na sátira quando Doofy sai tranquilamente da delegacia enquanto o xerife e Cindy procuram por ele, em vão.

Doofy

Assista o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário